O Aeroporto de Petrolina / Senador Nilo Coelho (IATA: PNZ – ICAO: SBPL) é um aeroporto internacional localizado município de Petrolina, no interior do estado brasileiro de Pernambuco. Está situado a 10 km do centro de Petrolina, a 15 km do centro de Juazeiro na Bahia e a aproximadamente 300 km do Parque Nacional Serra da Capivara no Piauí.
Possui a maior pista de aterrissagem do Nordeste, com 3.250 metros de comprimento por 45 metros de largura. Se firma como um dos principais do Nordeste, impulsionado pela produção do Vale do São Francisco, maior exportador de frutas do Brasil e responsável pela maior taxa de crescimento econômico da Região.
O Aeroporto de Petrolina vem se firmando como um dos principais do Nordeste, impulsionado pela produção do Vale do São Francisco, maior exportador de frutas do Brasil e responsável pela maior taxa de crescimento econômico da região. O turismo de negócios, de lazer e ecológico cresce ano a ano e agora os excelentes vinhos da região também estão atraindo visitantes e produtores de outros locais. Moderno e com capacidade para receber até um milhão de passageiros por ano, o aeroporto atende cerca de 50 municípios próximos dos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí.
Aeroporto de Petrolina História
O tráfego aéreo em Petrolina iniciou-se no dia 16 de fevereiro de 1933, com a inauguração do primeiro campo de pouso da cidade e o pouso do primeiro avião do Correio Aéreo Militar – CAM, um Waco. Em 28 de março de 1941 iniciou-se a operação do trecho Rio de Janeiro / Bom Jesus da Lapa / Petrolina / Recife, realizada com uma aeronave Beechcraft 18, pela empresa NAB – Navegação Aérea Brasileira, fundada em 1939 como uma empresa pública em concorrência direta ao Syndicato Condor e Pan Am / Panair do Brasil, sendo suas operações encerradas em março de 1948. A Navegação Aérea em Petrolina iniciou-se quando em 1958 o Ministério da Aeronáutica assumiu a responsabilidade dos encargos de manutenção e conservação do terminal de passageiros, pátio de estacionamento e pista de pouso, construídos pela Superintendência do Vale do São Francisco – SUVALE), que localizavam-se na Praça Santos Dumont, no centro da Cidade de Petrolina.
O antigo aeroporto ficara ilhado no centro da cidade, pelo desenvolvimento desordenado da malha urbana e a sua operação se tornara inviável pelo alto grau de insegurança atingido, tal era a frequência de invasões de animais e pessoas que cruzavam a pista de pouso. Diante da situação agravante, em 1978 foram iniciadas as obras do novo Aeroporto de Petrolina, sendo as mesmas concluídas no final do ano seguinte, permanecendo inativo até 1981.
Em 28 de outubro de 1981 o Aeroporto foi oficialmente inaugurado e foi também realizada a transferência de jurisdição do Aeroporto de Petrolina, do Segundo Comando Aéreo Regional para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, na forma da Portaria nº 1363/GM-5, de 27 de outubro de 1981 e Ato Administrativo nº 328/INFRAERO/81, de 27 de outubro de 1981, sendo o Serviço de Informação de Voo de Aeródromo – AFIS realizado pela empresa Telecomunicações Aeronáuticas S/A – TASA, sociedade de economia mista, vinculada ao Ministério da Aeronáutica.
Em 21 de junho de 1984 foi iniciada a linha comercial com aviões de grande porte, como o Boeing 737, ligando quatro vezes por semana, Petrolina a Recife, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, encerrando uma época de operações apenas de pequenos aviões particulares e uma frequência diária dos Bandeirantes da Nordeste Linhas Aéreas Regionais, ligando Petrolina a Salvador e Recife.
A partir de 29 de fevereiro de 1996, a Telecomunicações Aeronáuticas S/A – TASA foi incorporada pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO, conforme Decreto Presidencial nº 1.691, de 1 de novembro de 1995. No ano de 2000, através da Portaria nº 95/CG-5, de 17 de fevereiro de 2000, o Aeroporto de Petrolina foi habilitado para o tráfego aéreo internacional de cargas. Pela Lei nº 10.505, de 8 de julho de 2002, o Aeroporto de Petrolina passa a denominar-se “Aeroporto de Petrolina – Senador Nilo Coelho”.
Em 2004 passou por uma reforma no terminal de passageiros, passando para 2.027 m2 com capacidade para receber 150.000 passageiros anuais, reforço e ampliação do pátio de manobras, que permitiram melhor qualidade do reforço asfáltico da pista e do pátio de aeronaves, ampliado para 16.406 m², com cinco posições de estacionamento para aviões de grande porte e com dez posições no total e ampliação da pista de pouso e decolagem, passando para 3.250 metros de comprimento por 45 metros de largura permitindo a operação de aeronaves de grande porte como o Boeing 747-400.
Em 21 de setembro de 2017 foi publicado no Diário Oficial da União a portaria Anac nº 3.172 de 15/09/2017, que trata da Certificação Operacional do Aeroporto de Senador Nilo Coelho, concedendo autorização de operações com o Boeing 747-8F em Petrolina.
Aeroporto de Petrolina História Voos
No site do Aeroporto é possível visualizar todos os voos que estão chegando e saindo de Petrolina, o horário, a companhia aérea, o terminal em que a aeronave está e se está atrasado ou não. Essa aba está na página inicial.
Aeroporto de Petrolina Estacionamento
No Aeroporto de Petrolina é possível deixar seu carro no estacionamento para deixar ou buscar um amigo ou familiar que chega na cidade ou mesmo deixar seu veículo guardado durante uma viagem.
Vagas Aeroporto de Petrolina – Trabalhe Conosco
O Aeroporto de Petrolina disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.
Horário de Funcionamento Aeroporto em Petrolina
- 24 horas
Onde fica, Endereço e Telefone Aeroporto em Petrolina
- Rodovia BR 235 – km 11, s/n – Zona Rural – Petrolina – PE
- Telefone: (87) 3867-9600