Catedral Sagrado Coração de Jesus Petrolina

A Catedral Sagrado Coração de Jesus Petrolina é um predio de construção eminente no centro de Petrolina. Tudo o mais está crescendo ao redor da catedral de Petrolina, como previu o primeiro bispo da cidade, mas prédios altos já começam a circundar a praça Dom Malan.

Por ora, eles ainda deixam que a grandiosidade da igreja se destaque na maior parte do centro de Petrolina e o São Francisco. Porém, já existe a preocupação para que a ocupação urbana não tome o resplendor do templo que antecedeu os demais edifícios de grande porte da capital do Alto Sertão pernambucano.

Catedral Sagrado Coração de Jesus Petrolina

Catedral Sagrado Coração de Jesus História

O padre Francisco José Pereira Cavalcante, nascido no Crato e radicado em Araripina, revela que a concepção da catedral não surgiu de imediato: “Dizem que ele pensou numa reforma da Igreja Matriz, que estava um tanto deteriorada, mas decidiu por outra maior”. A catedral, que levou cinco anos da bênção da pedra fundamental à sagração, desde então figura imponente no plano urbano e pode, ainda hoje, ser avistada de alguns pontos da cidade a mais de dois quilômetros de distância. O templo se situa na praça que leva o nome de Dom Malan, a cinco quadras da orla do Rio São Francisco, e que comporta ainda uma concha acústica para missas campais e o busto do clérigo. No entorno da praça, encontram-se o Colégio Maria Auxiliadora, ao leste, e o casarão da diocese, ao norte, enquanto o Colégio Dom Bosco fica a um quarteirão atrás da diocese.

Construída conforme a orientação geográfica característica dos templos góticos e neogóticos, do Oriente para o Ocidente, a catedral petrolinense, por outro lado, possui um toque único, devido ao revestimento exterior de blocos pétreos. Enquanto as principais edificações daquele estilo adquirem uma aparência suja ou sombria, com o passar do tempo, as paredes externas que dão para a praça Dom Malan – recortadas por estruturas caiadas em branco-gelo – mantêm o ar claro, resplandecente, registrado em fotos desde os anos 1920 e favorecido pela ausência de poluição aérea no Sertão.

Com 22 pináculos e discretos contrafortes, os quais assumiram o papel maior de sustentação do edifício em lugar dos arcobotantes, a tendência a priorizar a verticalização não sobrepujou a robustez do templo, ao passo que, em outras igrejas neogóticas, contrafortes e pináculos recebem caráter mais ornamental, de resgate do espírito gótico autêntico, e minimizam o lado meramente funcional.



Outros elementos que chamam a atenção na catedral são: o relógio, doado por Padre Cícero e que continua a funcionar desde 1931; a imagem de Cristo ladeada por São Pedro e São Paulo, acima do pórtico; os sinos, afinados nas notas sol, lá e si, e que, juntos, pesam uma tonelada e meia; e o altar-mor. É marcante, sobretudo, a considerável coleção de 57 vitrais internos, que reitera uma preferência decorativa comum aos salesianos, ao neogótico e a importantes edifícios históricos e turísticos em Pernambuco.

Catedral Sagrado Coração de Jesus Petrolina Diocese de Petrolina

A Diocese de Petrolina foi erigida a 30 de novembro de 1923, pelo Papa Pio XI, desmembrada da Diocese de Pesqueira. Em 16 de junho de 2010 cedeu parte de seu território para a criação da diocese de Salgueiro.
Em 2004, a diocese contava com uma população aproximada de 650.000 habitantes, com 90% de católicos.
O território da diocese é de 31.065 km², organizado em 37 paróquias distribuídas em 21 municípios do sertão de Pernambuco.
A Diocese de Petrolina (Dioecesis Petrolinensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, pertencente à Província Eclesiástica de Olinda e Recife e ao Conselho Episcopal Regional Nordeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo sufragânea da Arquidiocese de Olinda e Recife. A sé episcopal está na Catedral Sagrado Coração de Jesus e Cristo Rei, na cidade de Petrolina, no estado de Pernambuco.

Catedral Sagrado Coração de Jesus Petrolina Diocese de Petrolina Missas

Aos domingos as missas são às 9h, 17h e às 19h30.

Vagas Catedral Sagrado Coração de Jesus Petrolina – Trabalhe Conosco

A Catedral Sagrado Coração de Jesus Petrolina disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Catedral Sagrado Coração de Jesus em Petrolina

  • Segunda a Sexta das 08h às 17h

Onde fica, Endereço e Telefone Catedral Sagrado Coração de Jesus em Petrolina

  • Praça Dom Malan, 2317 – Centro – Petrolina – PE
  • Telefone: (87) 3261-5437

Mapa de localização





Deixe seu comentário